13/02/2019

Nota de apoio ao mestrando Diego Miranda Nunes

Na última sexta-feira, 08/02/2019, o vereador da cidade do Rio de Janeiro - RJ, Carlos Bolsonaro (PSL), criticou em seu Twitter a dissertação do mestrando do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGeo da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Diego Miranda Nunes, intitulada "A produção das masculinidades e socioespacialidades de homens que buscam parceiros do mesmo sexo no aplicativo Tinder em Rio Grande - RS".

Em resposta, nessa segunda-feira, 11/02/2019, a Profª. Drª. Susana Maria Veleda da Silva, do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGeo do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG - ICHI, emitiu nota oficial manifestando-se em relação a defesa de dissertação do seu orientando.

No texto, ela diz que a dissertação está sendo avaliada por uma banca oficializada pelo Programa de Pós Graduação, que é qualificado academicamente. Também repudia as críticas que teriam constrangido o mestrando e demonstrado juízo de valor sem que ninguém tenha tido acesso ao estudo, uma vez que o texto integral ainda está disponível apenas para o autor e a banca examinadora, e ainda será defendida na segunda-feira, 25/02/2018, às 14h30min, sendo a banca composta pela Profª. Drª. Raquel Pereira Quadrado (PPGEC, PPGEdu - FURG), pela Profª. Drª. Leda Velloso Buonfiglio (PPGeo - FURG) e pelo Prof. Dr. Márcio José Ornat (PPGG - UEPG).

Também afirma que a pesquisa seguiu todos os rigores necessários para uma produção desse tipo, com reconhecimento dentro e fora do país, e defende que a pesquisa foi feita após aulas regulares, seminário e banca de qualificação, feita em 2018, na qual os professores avaliadores entenderam que o estudo tem caráter acadêmico para ser apresentada como uma dissertação de Mestrado em Geografia.

Ainda nesta segunda-feira, 11/02/2019, o vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Prof. Dr. Danilo Giroldo, posicionou-se via Facebook sobre o ocorrido. No texto, além de divulgar a nota da Profª. Susana, também criticou contra o julgamento apressado feito, e posicionou-se em defesa do ensino, pesquisa, extensão, e pluralidade na Universidade.

Por fim, nesta terça-feira, 12/02/2019, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias, posicionou-se via nota oficial da Reitoria, prestando solidariedade aos membros da comunidade acadêmica alvos de constrangimento e perseguições públicas em decorrência do exercício de suas funções e atribuições no contexto da Universidade. Também defendeu a liberdade de cátedra e a autonomia didático-pedagógica, a livre expressão e a produção do conhecimento em todas as áreas e sobre todos os temas sociais.

Também o Diretório Acadêmico da Física César Lattes – DAF - FURG vem a público manifestar-se em apoio ao mestrando Diego, e reafirmar o desejo de uma Universidade pública plural e, principalmente, livre.


Lucas Gregolon, Administrador de Comunicação, Gestão Feynman