XI SEMANA ACADÊMICA DA FÍSICA - FURG (2018)

A SAFís - Semana Acadêmica da Física - FURG é um evento que visa mostrar a seus participantes um pouco sobre o mundo em que vivemos, com bases teóricas e observações científicas. O evento também prioriza a divulgação das diferentes áreas de atuação dentro das ênfases oferecidas pelos cursos de Física da FURG, permitindo um pouco de conhecimento para estas áreas a fim de que os estudantes possam idealizar seu futuro profissional, atendendo discentes interessados em conhecer novos horizontes e novas possibilidades acerca da formação em Física.

Nessa décima primeira edição, organizada pelo Diretório Acadêmico da Física César Lattes - DAF - FURG, com o apoio do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, será abordado o tema de Física de Partículas, em homenagem ao centenário de nascimento de Richard P. Feynman, vencedor do Prêmio Nobel em Física em 1965 pelas suas contribuições na Eletrodinâmica Quântica (QED).

Banner XI SAFís - FURG. Arte: Noele Brincker

Gostaria de participar? Confirme sua presença e leia esse post até o fim! = D


Inscrições

Todas as inscrições para ouvintes de palestras, minicursos e apresentadores de trabalhos devem ser feitas através do SINSC, no link:


Programação

O cronograma da programação pode ser conferido abaixo (clique para ampliar):
Cronograma XI SAFís

Folder



Folder XI SAFís


Credenciamento e Abertura

Credenciamento com Coffe Break
Data: 20/08/2018
Horário: 08h30min - 10h10min
Local: Sala 4115
Resumo: Será realizado o cadastramento dos inscritos na XI SAFís, onde estes assinarão a ata de presença do dia, bem como receberão um folder com a programação completa, datas, locais e horários de todas as atividades.
Será ainda oferecido um café para todos os alunos dos cursos de Física Licenciatura e Física Bacharelado.

Abertura
Data: 20/08/2018
Horário: 10h10min - 10h30min
Local: Sala 4115
Resumo: Será realizada a abertura oficial da XI SAFís, explicitando a equipe organizadora do evento, bem como sendo dado os devidos agradecimentos aos demais responsáveis pela realização deste.
Também será rapidamente repassada a programação da Semana.


Palestras

Serão ministradas ao todo 9 (nove) palestras, tendo como palestrantes graduandos e mestrandos dos cursos de Física da FURG, bem como professores Mestres e Doutores em Física da FURG.
Contaremos também com a participação especial do Prof. Dr. Werner Krambeck Sauter, Coordenador do Curso de Física Bacharelado na Universidade Federal de Pelotas - UFPel.
Os temas abordados serão sobre a temática da Semana, a Física de Partículas, bem como sobre as outras áreas da Física na FURG, como Física Médica, Física dos Oceanos, Física Experimental, Astrofísica e Ensino de Física.
As inscrições para ouvintes serão realizadas no SINSC, das 00h de 18/07/2018 às 23h59min de 17/08/2018, pelo link:

Segue abaixo as palestras e seus respectivos resumos:

Palestra 1: O prazer de descobrir as coisas: bongôs, diagramas e Challenger
Data: 20/08/2018
Horário: 10h30min - 12h10min
Local: Sala 4115
Convidado: Prof. Dr. Luiz Fernando Mackedanz
Resumo: A ciência costuma ser vista como sendo produto de gênios intempestivos, que se isolam das "pessoas comuns", não cientistas. Nesta palestra, gostaria de falar um pouco sobre um gênio diferente: professor que gostava de ensinar Física, mas que também via seus estudantes como seres humanos, inclusive tocando bongô nas festas da Universidade; um gênio que simplificou nossa visão de mundo, mesmo para algo como a Eletrodinâmica Quântica, apenas traçando setas num pedaço de papel; e um gênio respeitado, que peitou o Senado Americano e a NASA, ao mostrar como um retentor de borracha pode causar um dos maiores desastres da exploração espacial.
Contato: luismackedanz@furg.br

Palestra 2: Físicos Brasileiros
Data: 20/08/2018
Horário: 15h30min - 17h10min
Local: Sala 4115
Convidado(s): Matheus Laércio de Jesus Silva e Noele Brincker Recoba
Resumo: Promovendo a diversidade por meio de uma construção histórica diversificada da Física, apresentando grandes cientistas brasileiros que são e foram esquecidos, porém, fizeram grandes contribuições para ciência no Brasil. Nesta apresentação, discutiremos a atuação de alguns físicos, buscando sempre a diversidade, como uma estratégia para o enfrentamento das discriminações, estigmas e a desvalorização da ciência produzida por estes. Mostraremos as grandes contribuições dos físicos no Brasil e no exterior, bem como suas colaborações com movimentos sociais e associações, buscando melhorar o campo das ciências exatas, principalmente da Física, no Brasil.
Contatos: laerciomatheus@gmail.com, noelebrincker@furg.br

Palestra 3: Do eletro ao cromo: um tour sobre a Física de Partículas
Data: 21/08/2018
Horário: 13h30min - 15h10min
Local: Sala 4115
Convidado: Yan Bueno Bandeira
Resumo: O questionamento do que é a elementaridade é proveniente desde a Grécia antiga, sendo tal questão respondida e refeita novamente ao longo do anos - principal nos últimos 100 anos -, onde nossa compreensão do mundo do muito pequeno (os quantas) se tornou cada vez maior.
A partir disto, a palestra pretende apresentar os questionamentos e descobertas realizadas ao longo deste anos, que culminam no cenário atual da Física de Partículas e, com isto, também apresentar aos presentes os conceitos provenientes de tais avanços, onde saímos do Eletromagnetismo e chegamos até a Cromodinâmica Quântica.
Contato: yanbuenobandeira@gmail.com
Palestra disponível.

Palestra 4: Feynman e o Ensino de Física: marcas de um físico que educou uma geração
Data: 21/08/2018
Horário: 15h30min - 17h10min
Local: Sala 4115
Convidado: Me. Willian Rubira da Silva
Resumo: Richard Feynman foi um físico estadunidense cuja grande fama pode ser compreendida como fruto de diversos fatores: sua participação no Projeto Manhattan; suas contribuições em diversas áreas da Física; seu prêmio Nobel pelas contribuições na Eletrodinâmica Quântica; seu interesse visionário pela nanociência e pela computação; suas idiossincrasias e irreverências; suas escritas e discursos de mais variados temas; e suas críticas e contribuições ao ensino de Física. Também conhecido por sua arrogância e gênio forte, o caso é que essa personalidade complexa é considerada um dos mais influentes físicos do mundo. Nesta palestra, contudo, faremos um recorte de sua imagem para discutir o Feynman aluno, professor, crítico da educação e, porque não, filósofo. Lembrando que é questionável separar completamente a mensagem de seu emissor, esse recorte acaba por destacar sua passagem no Brasil, o material didático fruto de suas anotações de aula, seus textos e falas de divulgação científica bem como a, muitas vezes conturbada, relação com outros acadêmicos.
Contato: willianrus@gmail.com
Palestra disponível.

Palestra 5: Fronteiras das energias renováveis avançam para o mar, e os físicos dos oceanos como agentes desta transformação
Data: 22/08/2018
Horário: 13h30min - 15h10min
Local: Sala 4115
Convidado: Me. Roberto Valente de Souza
Resumo: A fronteira das fontes de energia renovadas pelo Sol avança em direção ao oceano, os recursos naturais contidos em sistemas e subsistemas da cascata energética oceânica se apresentam de várias formas, distribuídos de maneira mais uniforme pelo mundo que as fontes arcaicas de energia, e está livremente disponível para todos os países com conexão com o mar. O desafio urgente, tendência da sequência do século XXI e prioridade principal para a humanidade, é de deixar de desperdiçar a energia solar armazenada, através da transição para o uso universal das fontes de energia renovadas pelo Sol.
Nesta palestra gostaríamos de apresentar as possibilidades com relação às varias formas de energias do mar, suas tecnologias, potencialidades ao redor do mundo, e o papel decisivo dos físicos dos oceanos como facilitador e agente desta transformação sustentável e irreversível, da nova era energética que se aporta.
Contato: robertovalente@furg.br

Palestra 6: Introdução à Teoria de Cordas e dimensões extras
Data: 22/08/2018
Horário: 15h30min - 17h10min
Local: Sala 4115
Convidado: Matheus Cravo
Resumo: A unificação da Mecânica Quântica com a Relatividade Geral é um dos grandes problemas em aberto na Física moderna. A candidata mais conhecida a ser uma teoria de gravitação quântica é a Teoria de Cordas, que propõe a substituição do conceito de partículas pontuais por objetos unidimensionais semelhantes a cordas. Embora simples, essa proposta tem consequências fundamentais: o Universo deve possuir mais do que apenas as três dimensões espaciais que estamos habituados.
Nessa palestra vamos fazer um tour pelo desenvolvimento da atual Física de Partículas e uma breve introdução aos principais conceitos da Teoria de Cordas. Discutiremos algumas previsões experimentais e aplicações em várias áreas da Física, como a Cromodinâmica Quântica e Física da Matéria Condensada.
Contato: ltkmatheuscravo@gmail.com
Palestra disponível.

Palestra 7: Introdução à Cromodinâmica Quântica (QCD)
Data: 23/08/2018
Horário: 13h30min - 15h10min
Local: Sala 4115
Convidado: Bel. Jefferson Taneo Shida

Palestra 8: O mundo da medida: um pouco sobre medidas na Física
Data: 23/08/2018
Horário: 15h30min - 17h10min
Local: Sala 4115
Convidado: Prof. Dr. Werner Krambeck Sauter
Resumo: Neste seminário será apresentada uma motivação do estudo de sistemas de unidades, em especial, em Física de Partículas. Os diferentes sistemas de unidades usados por vários grupos humanos são apresentados. A peculiar história dos sistemas de unidades é apresentada, culminando na atual necessidade de redefinição dos padrões de unidades, em particular, o padrão de massa.
Contato: werner.sauter@ufpel.edu.br
Palestra disponível.
Palestra 9: Planetas da semana: geoaspectos e últimas descobertas
Data: 24/08/2018
Horário: 13h30min - 15h10min
Local: Sala 4115
Convidada: Bela. Laura Neves Ribeiro do Amaral
Resumo: A ciência planetária é uma área que produz um conhecimento contínuo sobre a nossa vizinhança no sistema solar (bem como fora dele na caracterização de exoplanetas), como já visto através dos resultados das sondas Galileo, Voyager I e II, Programa Mariner e o popular rover Curiosity. Como em todas as Semanas Acadêmicas da Física, sempre temos a clássica observação do céu de Rio Grande com a ajuda de telescópios. Nesta edição, temos a oportunidade de ver o céu de inverno de nossa latitude, fazendo com que a observação de 04 (quatro) planetas e a Lua seja possível na mesma noite. Assim, para atualizar e informar o público participante, serão expostos os aspectos geofísicos e geoquímicos de alguns planetas, luas e pequenos corpos do sistema solar, bem como as últimas descobertas nessa área.
Contato: laura.nevesdoamaral@gmail.com
Palestra disponível.


Minicursos

Serão ministrados também 4 (quatro) minicursos, tendo como palestrantes professores Doutores em Física da FURG, bem como uma graduanda e um mestrando dos cursos de Física da FURG. Estes são realizados em duas manhãs diferentes cada um.
Os temas abordados serão diversos, como Física de Partículas, Física Médica, Física dos Materiais e Física Computacional. 
O minicurso 1 será realizado por duas turmas diferentes, A e B, devido ao espaço físico restrito do Laboratório de Física Médica, o qual suporta 8 (oito) alunos.
As inscrições para participantes serão realizadas no SINSC, das 00h de 18/07/2018 às 23h59min de 17/08/2018, pelo link:

Seguem abaixo os minicursos e seus respectivos resumos:

Minicurso 1A: Fracionamento de doses em Medicina Nuclear
Data: 21/08/2018 (primeiro dia)
Horário: 08h30min - 10h10min
Local: Laboratório de Física Médica - N06 
Data: 22/08/2018 (segundo dia)
Horário: 08h30min - 10h10min
Local: Laboratório de Física Médica - N06 
Convidada: Profª. Drª. Aline Guerra Dytz
Resumo: Neste minicurso a proposta é simular a eluição do Tecnécio-99 metaestável, seguindo as orientações de proteção radiológica. Calcular o decaimento do gerador, e determinar a atividade de Tecnécio eluida, simular o fracionamento de uma atividade para um flood em Medicina Nuclear (teste de uniformidade de gama-câmara).

Minicurso 1B: Fracionamento de Doses em Medicina Nuclear
Data: 21/08/2018 (primeiro dia)
Horário: 19h00min - 21h00min
Local: Laboratório de Física Médica - N06 
Data: 23/08/2018 (segundo dia)
Horário: 19h00min - 21h00min
Local: Laboratório de Física Médica - N06 
Convidada: Profª. Drª. Aline Guerra Dytz
Resumo: Neste minicurso a proposta é simular a eluição do Tecnécio-99 metaestável, seguindo as orientações de proteção radiológica. Calcular o decaimento do gerador, e determinar a atividade de Tecnécio eluida, simular o fracionamento de uma atividade para um flood em Medicina Nuclear (teste de uniformidade de gama-câmara).

Minicurso 2: Diagramas de Feynman
Data: 21/08/2018 (primeiro dia)
Horário: 10h30min - 12h10min
Local: Sala 2219
Data: 22/08/2018 (segundo dia)
Horário: 10h30min - 12h10min
Local: Sala 2201
Convidado: Prof. Dr. João Thiago de Santana Amaral
Resumo: O minicurso tem como objetivo fornecer uma introdução aos diagramas de Feynman, ferramentas importantes na realização de cálculos perturbativos em qualquer Teoria Quântica de Campos. Abordaremos a equação de Dirac para um elétron e, a partir da exigência de invariância de calibre da função Lagrangeana, chegaremos àquela que descreve a interação dessas partículas com a radiação (fótons). Isto nos leva ao chamado vértice fundamental da Eletrodinâmica Quântica, que pode ser usado para descrever qualquer processo de interação de partículas carregadas com a radiação. Veremos como esses processos podem ser descritos em termos dos diagramas de Feynman e faremos uma aplicação detalhada a um processo elementar. Ao longo do minicurso serão propostos exercícios, a serem discutidos e resolvidos pelos participantes (pelo menos) no último terço do tempo previsto para a atividade.

Minicurso 3: Introdução ao LaTeX
Data: 23/08/2018 (primeiro dia)
Horário: 08h30min - 10h10min
Local: Laboratório de Ensino e Informática - 2206
Data: 24/08/2018 (segundo dia)
Horário: 08h30min - 10h10min
Local: Laboratório de Ensino e Informática - 2206
Convidados: Bel. Geferson Lucatelli, Fernanda Vanucci Sica Pismel
Resumo: LaTeX é um editor de textos de alta qualidade tipográfica e de robusta formatação. Vem sendo muito utilizado pela academia científica, mas está se estendendo a mais áreas do conhecimento. O Minicurso tem o objetivo de introduzir a linguagem LaTeX, expondo sua estrutura básica, os principais comandos utilizados, o ambiente matemático e como criar e editar uma apresentação no ambiente beamer (análogo ao Power Point). Além disso, o minicurso fornecerá um panorama geral de maneiras para se produzir documentos científicos, tais como artigos e livros no formato padrão das revistas de publicações. Espera-se que no final do minicurso, os alunos tenham adquirido uma ideia geral do funcionamento do LaTeX e que estejam aptos a criar documentos e apresentações com fórmulas matemáticas e controle de referências.
INSTALANDO O LATEX
Linux (recomendado): Para instalar o texlive-full, que são todos os pacotes necessários da base TeX para compilar os documentos, abra o terminal e digite sudo apt install texlive-full. Há três compiladores muito usados: TexStudio (recomendado), Kile e Tex-Maker. Para instalar, digite no terminal sudo apt install texstudio ou kile ou texmaker. O TexStudio e o TexMaker possuem um visualizador de pdf embutido!
Windows: Instalar o texlive-full da base TeX, vá em https://www.tug.org/texlive/acquire-netinstall.html, baixe e execute o arquivo “install-tl-windows.exe”. Siga as instruções de instalação para o pacote completo (maior que 4 Gb). Se tiver problemas na instalação, é possível baixar o arquivo .iso completo da base TeX (~4GB), extraia e execute o instalador. Após, baixe e instale o Texstudio http://www.texstudio.org/.
DÚVIDAS
Qualquer dúvida, envie um e-mail em conjunto para gefersonlucatelli@gmail.com e fervanucci@gmail.com.

Minicurso 4: Microscopia Eletrônica: fundamentação teórico-prática e aplicações
Data: 23/08/2018 (primeiro dia)
Horário: 10h30min - 12h10min
Local: Sala 2218 
Data: 24/08/2018 (segundo dia)
Horário: 10h30min - 12h10min
Local: Sala 2204 
Convidada: Profª. Drª. Águeda Maria Turatti
Resumo: Nesse minicurso será apresentada a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e a Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), com sua fundamentação teórico-prática e exemplos de aplicações. Essas técnicas são amplamente utilizadas em pesquisas científicas para a caracterização de materiais, a fim de correlacionar sua microestrutura com as propriedades físicas observadas. São técnicas importantes na área de Física da Matéria Condensada e estão disponíveis no Centro de Microscopia Eletrônica do Sul - CEME-Sul da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, onde será feita uma visita guiada.


Apresentações de Trabalho

Data: 20/08/2018
Horário: 13h30min - 15h10min
Local: Sala 4115
Também haverá espaço para apresentação de trabalhos, por parte de graduandos ou mestrandos da FURG e outras instituições, sendo submetido um documento contendo o título e resumo da apresentação. As apresentações serão por pôsteres ou slides, com tempo mínimo de 15 (quinze) minutos a cada apresentador (10 minutos de apresentação e 05 para perguntas).
As vagas são limitadas a 7 (sete) inscrições. O tempo total de todas as apresentações será de 100 (cem) minutos (1h40min), sendo dividido igualmente entre os participantes.
Essa é a sua oportunidade de mostrar aos seus colegas a sua produção científica!
As inscrições para apresentadores serão realizadas no SINSC, das 00h de 18/07/2018 às 23h59min de 17/08/2018, pelo link:


Mesa Redonda: Dificuldades dos Cursos de Física

Data: 24/08/2018
Horário: 15h30min - 17h10min
Local: Sala 4115
Convidado(s): Pedro Oliveira, Bel. Mário Goelzer das Neves, Bela. Daniele Mesquita, Bela. Lara Gatto, Mª Janaína Madruga, Me. Leonardo Ferreira.
Haverá ainda uma mesa redonda, sobre as dificuldades enfrentadas nos cursos de Física, composta por discentes da graduação, do mestrado e do doutorado que estão ou já passaram pela FURG. Nesta, serão discutidas situações comuns e ideias de como superar as adversidades enfrentadas no meio acadêmico e profissional.


Atividades Complementares

E, além da programação normal de palestras e minicursos durante a SAFís, serão realizadas algumas atividades extras. São elas:

CineFísica

À noite ocorrerão duas sessões do já tradicional CineFísica, com pipoca pra todo mundo.

Seção 1: Perdido em Marte (2015)
Data: 20/08/2018
Horário: 19h00min - 21h30min
Local: Sala 2216
Resumo: O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra.

Seção 2: Interestelar (2014)
Data: 22/03/2018
Horário: 19h00min - 21h30min
Local: Sala 2212 
Descrição: As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.

Observação Astronômica

Data: 24/08/2018
Horário: 19h00min - 21h00min
Local: 
Convidadas: Bela. Laura Neves do Amaral, Ana Beatriz Minari
Também haverá uma noite com uma já também tradicional observação astronômica, se as condições climáticas permitirem. Serão observados 04 (quatro) planetas e a Lua.

Churrasco

E, como encerramento da SAFís, será realizado um churrasco no Criolinho, no sábado, 25/08/2018. Os detalhes serão discutidos e acertados pelo evento no Facebook:

Oficina Experimental

Data: 22/09/2018
Horário: 13h30min - 18h00min
Local: Livraria Vanguarda, Shopping Partage
Como atividade extra (e certificada), será realizada uma Oficina Experimental da Física, realizada pelo Diretório Acadêmico da Física César Lattes - DAF - FURG, em parceria com a Ciência 3D Impressa.
Os alunos podem inscrever-se na equipe correspondente ao experimento de seu interesse a qual, nos períodos livres de cada discente, realizarão a atividade até o dia 2'1/09/2018.
Esta será apresentada ao público na Livraria Vanguarda, no Shopping Partage, no sábado, 22/09/2018, com experimentos previamente concebidos sendo montados e realizados pelos alunos dos cursos de Física.
Cada experimento terá um grupo de, no máximo, 07 (sete) alunos, e estes serão orientados pelos professores Dr. Everaldo Arashiro, Dr. Luis Dias Almeida, Dr. Magno Pinto Collares, Dr. Matheus Lazo e Drª. Águeda Maria Turatti.
Serão realizados e apresentados três experimentos, por três grupos independentes, sendo estes:
- Telescópio Solar;
- Placa de Chladni;
- Gerador de Van Der Graaff.
Mais informações e detalhes no evento (confirmem presença!).
As inscrições serão realizadas no SINSC, das 00h de 02/07/2018 às 23h59min de 18/07/2018, pelo link: 
https://sinsc.furg.br/detalheseventos/806

É isso, se você leu até aqui, em nome do DAF - FURG, obrigado.
Contamos com sua presença! =)