23/08/2019

Abaixo assinado: Somos todos CNPq!

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, juntamente a outras 65 entidades científicas e acadêmicas, lançou na última terça-feira, 13/08/2019, um abaixo-assinado online em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, e um dos principais órgãos responsáveis por pesquisas no Brasil. A atitude vem como resposta aos cortes de orçamento anunciados pela gestão do Presidente Jair Messias Bolsonaro nos últimos meses.

Em comunicado, os responsáveis pela petição afirmam que, se a situação não for rapidamente alterada, haverá a suspensão do pagamento de todas as bolsas do CNPq a partir de setembro deste ano. "A comunidade científica tem alertado há meses, sem sucesso, o Governo Federal e o Congresso Nacional para o déficit de R$ 330 milhões no orçamento do CNPq em 2019", escrevem.

Os pesquisadores exigem a reiteração do orçamento do CNPq ainda em 2019, focando principalmente no pagamento das bolsas de estudos necessárias para o desenvolvimento científico do país.

"O impacto positivo da pesquisa científica brasileira, nos diversos campos da atividade econômica e nas políticas públicas do País, é evidenciado por inúmeros casos de sucesso, como na saúde pública (por exemplo, a prevenção e controle do Zika), no enorme crescimento na produção de grãos, em particular a soja, em inúmeras inovações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros e na descoberta e exploração do Pré-sal", apontam.

O abaixo assinado pode ser assinado em:
https://www.change.org/p/parlamentares-do-congresso-nacional-somos-todos-cnpq

O manifesto completo da SBPC pode ser lido em:
http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-lanca-abaixo-assinado-em-defesa-do-cnpq/

Com informações da Revista Galileu.
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/08/em-defesa-do-cnpq-pesquisadores-criam-abaixo-assinado.html


Lucas Gregolon, Vice Presidente, Gestão Hawking

Nenhum comentário:

Postar um comentário