Viemos, por meio desta nota, relatar a participação da Gestão Hawking deste Diretório na manifestação nacional sobre os cortes na educação, ocorrida nesta quarta-feira, 15/05/2019, na cidade de Rio Grande - RS.
Como deliberado nas nossas duas Assembleias Gerais [1] [2], e discutido à exaustão em Assembleias Gerais do DCE - FURG e reuniões com a AproFURG e a Comissão Unificada, concordamos em participar dos protestos, desde que estes fossem conduzidos de forma apartidária, em prol das pautas exigidas, como a revogação do corte do orçamento de custeio do Ministério da Educação - MEC e do orçamento discricionário do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC [3], contra o corte de 30% da verba de custeio das Universidades e Institutos Federais (em particular, de 36% da Universidade Federal do Rio Grande - FURG [4]), contra o corte do orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, e contra a suspensão de bolsas de pesquisa da Pós Graduação.
O dia começou com o fechamento dos acessos da FURG, às 06h, feito pela Comissão Unificada [5], a fim de forçar a Reitoria a suspender as aulas, e encaminhar os estudantes a comparecer no Largo Dr. Pio, no centro da cidade. Este durou o dia todo, e foi feito de forma pacífica e ordeira, até onde acompanhamos. Nos reunimos ali às 12h com alguns sócios [6] [7] e fomos ao Largo, como estabelecido no nosso cronograma [8].
Concomitantemente, no Largo Dr. Pio, desde as 08h, foi realizado a "Mobilização a favor da Ciência, Tecnologia e Educação" [9], organizada pelo grupo Somos todos FURG. Mesmo sem um estande montado, estivemos presentes, levando parte da nossa produção científica e de conhecimento, com banners, cartazes e panfletos [10], conversando com a população e explicando aos transeuntes a importância da Universidade no dia-a-dia das pessoas, seja pela formação de profissionais, pelas suas produções diretas e aplicadas, pela pesquisa de base, ou pelos seus projetos de extensão (foto 1). O evento foi muito produtivo, pois foi bem recebido pela população, e ocorreu em absoluta tranquilidade. Por volta das 16h, os estudantes secundaristas do IFRS juntaram-se ao manifesto, somando-se às vozes ali presentes, e foram recebidos sob aplausos.
Por volta das 17h, nos juntamos à "Passeata Luminosa" [11], organizada, entre outros, pela AproFURG [12], onde caminhamos do Largo Dr. Pio até o Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller. Durante todo o trajeto, cartazes com ditos a favor da educação e ciência foram empunhados, e os gritos foram contra os cortes arbitrários de verba da educação. Nenhuma bandeira partidária foi empunhada, apenas bandeiras de entidades de representação estudantil, como a União Nacional dos Estudantes - UNE. Todo o trajeto decorreu-se organizadamente, acompanhado pelas autoridades, que faziam a organização do trânsito para a passagem do protesto.
Já no final da caminhada, por volta das 18h, na lateral do Colégio Juvenal Miller, na Rua Conde de Porto Alegre, esquina com a Rua Dr. Napoleão Laureano, a caminhada parou (foto 2). Ergueram-se, na parte da frente do protesto, duas bandeiras do Partido dos Trabalhadores - PT e do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, o que gerou a reação em massa de vaias e gritos de "Apartidário!", "Abaixa a bandeira!" e "O meu partido é a educação!" (foto 3). Diante da recusa da demanda dos protestantes, fomos pessoalmente pedir para que as bandeiras partidárias não fossem empunhadas, pois ninguém se sentia representado, e fugia do foco da passeata; porém, a recusa permaneceu. Como isso ia contra o que tínhamos estabelecido com a organização do evento, contra a demanda dos nossos sócios, retirada em Assembleia, e contra o Art. 27º do nosso Estatuto [13], retiramos o Diretório da manifestação. Gostaríamos de deixar claro nosso repúdio a qualquer tipo de partidarização e desvio de foco do objetivo original, que eram os cortes e sucateamento da Educação e Ciência brasileira.
Apesar do ocorrido, o saldo do dia de ontem foi positivo. Mostramos à população a força dos estudantes, professores e técnicos, e como a luta pela educação é e sempre será vital para o desenvolvimento salutar da sociedade, e sua manutenção constante é dever administrativo e moral dos nossos representantes, e da população como um todo. Mostramos também o valor da Ciência, da produção de qualidade, do papel da Universidade na sociedade e do seu impacto no dia-a-dia das pessoas, da importância da formação qualificada de profissionais, e da importância da pesquisa de ponta, seja nos meios aplicados, ou de base.
Este Diretório mantém-se firme na posição de defender as demandas e interesses dos seus sócios, de forma clara e objetiva.
Rio Grande, 16/05/2019.
A nota está disponível no Drive do Diretório.
Lucas Gregolon, Vice Presidente, Gestão Hawking
Nenhum comentário:
Postar um comentário